sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Atividade Física

Meninas, nunca fui fã de academia, mas sempre gostei de caminhadas, biclicletas e exercícios na água, fiz natação por um período mas tive que parar devido aos estudos e, agora que estou grávida, conversei com minha GO sobre a hidroginástica e ela liberou, inclusive, recomendou. Ela contribui muito para uma gravidez mais tranquila, bem como melhora as condições físicas para o parto e o pós-parto, pois é um ótimo exercício, por estar na água não exige tanto esforço,  além de ser muito prazeroso. Já entrei em contato com a academia que fiz natação e na próxima semana inicio a hidro, acredito que terei muitos benefícios com a prática e também que conseguirei se não acabar, mas pelo menos amenizar o problema do inchaço (http://aesperadegemeos.blogspot.com/2010/10/queimacao-e-inchaco.html) que comentei em outro post. 
E lá vamos nós...!!!
Abaixo seguem informações de especialistas.

Hidroginástica para gestante

A hidroginástica vem ganhando cada vez mais espaço dentro das academias, principalmente para as gestantes, pois traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê.
Cada aula tem um objetivo específico para ser atingido, mas o conjunto das aulas, estará sempre voltado para trabalhar mente e corpo.
Os exercícios incluirão a parte de alongamento, aeróbica, que trabalhará todos os músculos do corpo, dando assim um maior condicionamento físico para a gestante, assim como o fortalecimento de músculos específicos, como os abdominais. Serão feitos também exercícios para dar um melhor equilíbrio à gestante, já que o peso está em demasia na parte frontal.
No trabalho emocional, são dados exercícios respiratórios que visam melhorar a parte circulatória, deixando a gestante mais relaxada, menos ansiosa, ajudando-a a melhorar a auto-estima e o auto-controle. O contato com a água é ao mesmo tempo estimulante e relaxante. A gestante que pratica a hidroginástica tem um sono mais profundo durante a noite. Com tudo isso, o bebê estará sendo favorecido e apresentará um desenvolvimento sadio dentro do útero.
Em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica após o terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar, que para iniciar essa modalidade, é preciso de uma autorização do obstetra, o que toda academia ou profissional da área deve exigir. A gestante poderá praticar a hidroginástica durante toda a sua gestação, salvo se a recomendação médica a impedir, como é o caso de gravidez de risco. Poderá também, após o resguardo, voltar a praticá-la, iniciando de modo suave e aumentando gradativamente os exercícios, para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.
Cristhiane Lobo
Pós-graduada em atividades aquáticas e professora de natação e hidroginástica
(
http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/hidroginastica_para_gestante.htm)

Vantagens da Hidroginástica

·                            Fortalecimento dos músculos abdominais, reduzindo a sobrecarga na coluna vertebral;
·                            Melhora na circulação sanguínea, diminuindo a possibilidade de varizes;
·                            Aumento da capacidade cárdio-pulmonar, beneficiando gestante e bebê;
·                            Diminuição da retenção de líquido e, com isso, de edema (inchaço);
·                            Pode ser praticada por gestantes que não sabem nadar;
Vale lembrar, por último, mas não menos importante, que os objetivos propostos são plenamente atingidos quando os exercícios são associados a dois outros importantes aspectos:
·                            As visitas regulares ao seu médico de confiança, durante o pré-natal;
·                            Uma alimentação saudável, pelo menos durante o período gestacional.
Bjs triplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário